TESTE RESPIRATÓRIO DO HIDROGÊNIO EXPIRADO
.. O QUE É O TESTE RESPIRATÓRIO DO HIDROGÊNIO EXPIRADO?
.. É o exame com maior sensibilidade utilizado para o diagnóstico das intolerâncias alimentares relacionadas com a ingestão de carboidratos da dieta. A intolerância ao carboidrato mais comum é a intolerância à lactose, podendo gerar sintomas nos pacientes, tais como, dor abdominal, distensão abdominal, flatulência e diarreia.
O teste do hidrogênio expirado é o único método disponível na prática clínica para o diagnóstico das intolerâncias à frutose e ao sorbitol. Além disto, pode ser utilizado para o diagnóstico do supercrescimento bacteriano do intestino delgado.
.. MEDIDAS ANTES DA REALIZAÇÃO DO TESTE RESPIRATÓRIO DO HIDROGÊNIO EXPIRADO
1. Quatro semanas antes do teste:
- Não haver tomado antibióticos oral ou venoso (antibióticos tópicos para pele, olhos e ouvido estão liberados).
- Não haver tomado probióticos (ex.: Floratil, Repoflor, Prolive, Simbioflora, etc.). Iogurtes ou Yakult não interferem).
- Não ter sido submetido(a) à colonoscopia ou enema opaco (RX do intestino grosso com contraste).
2. A partir da manhã anterior ao exame:
- Não ingerir leite ou derivados, mel, refrigerantes, bebidas esportivas (ex.: Gatorade, I9, etc.), bebidas alcoólicas ou sucos de fruta, especialmente em lata ou caixinha (industrializados).
- Não ingerir laxantes.
- Não ingerir suplementação de fibras
- Evitar ao máximo a ingestão de alimentos com alto teor de fibras ( aveia, arroz integral, feijão, linhaça, pão integral, laranja, maça, manga, ameixa, couve, repolho, agrião, berinjela, feijão, lentilha, ervilha, amendoim)
- Jejum após 20:00 (somente água está liberada).
3. Na manhã do exame:
- Não fumar ou realizar qualquer atividade física.
- Trazer sua escova de dentes.
.. COMO É FEITO O TESTE RESPIRATÓRIO DO HIDROGÊNIO EXPIRADO
.. Após a preparação conforme descrita acima, o paciente no dia do teste receberá o substrato solicitado para o teste da intolerância a ser pesquisada (ex: lactose), que estará acondicionado em frascos lacrados com doses individuais para cada paciente.
.. O substrato então é diluído em água para a ingestão do paciente. A partir deste momento, ao paciente será solicitado que realize sopros no aparelho de mensuração do hidrogênio expirado a intervalos de tempo fixos conforme orientação do examinador.
.. O teste para a pesquisa de intolerância à lactose e frutose pode chegar a duração de três horas e para a pesquisa de supercrescimento bacteriano até uma hora e meia. É possível que o paciente apresente durante o teste sintomas semelhantes aqueles apresentados com a ingestão de carboidratos. É muito importante o registro da presença de sintomas durante o teste. Para tal, será fornecido ao paciente um formulário padronizado. Durante o curso do exame, o paciente está apto a respirar e a falar sem dificuldades.



|