pHMETRIA ESOFÁGICA

.. O QUE É A pHMETRIA ESOFÁGICA PROLONGADA?

.. É um exame utilizado para medir a intensidade do refluxo de ácido do estômago para o esôfago. É o método disponível mais eficaz para o diagnóstico da DRGE.

.. Para o posicionamento da sonda de pHMETRIA são necessários uns poucos minutos. Uma vez o cateter posicionado, o pacientes estará apto a respirar, falar e alimentar-se. O teste tem a duração de 22 a 24 horas. Os dados são armazenados em um mini-computador e durante o monitoramento, o paciente preenche um diário de atividades, incluindo a anotação de sintomas apresentados, para que possam ser correlacionados com a presença de refluxo.

.. MEDIDAS ANTES DA pHMETRIA ESOFÁGICA

.. Caso não haja recomendação contrária do seu médico assistente, o paciente deverá suspender a utilização de antiácidos, procinéticos e bloqueadores dos canais H2 (cimetidina, ranitidina, famotidina, nizatidina) por no mínimo 48 horas antes do exame. Os medicamentos anti-secretores chamados inibidores da bomba protônica (omeprazol, rabeprazol, pantoprazol, lanzoprazol e esomeprazol) deverão ser suspensos por um período de 10 dias anteriores à data do exame. É conveniente que além das medicações supracitdas, também seja feito um relato de todas as medicações em uso.

.. MEDIDAS DURANTE A pHMETRIA ESOFÁGICA

.. O paciente deve ser encorajado a continuar suas atividades normais, de forma a reproduzir os eventos corriqueiros do dia-a-dia. A unidade de registro é pequena, leve e de fácil transporte, presa à cintura por um cinto.

.. É muito importante o registro das atividades durante o teste. Para tal, será fornecido ao paciente um diário onde serão anotados os períodos de decúbito, alimentação e o horário de aparecimento de sintomas como a azia.

 

Gráfico da pHMETRIA esofágica com o sensor posicionado em esôfago distal:

 
 
GRD - Gastro Resolução em Diagnóstico - Central de Marcação: (21) 2264-2188 / 3234-4471 / 2430-3377 / 2430-3378