IMPEDANCIOMETRIA ESOFÁGICA

.. O QUE É IMPEDANCIOMETRIA ESOFÁGICA INTRALUMINAL?

.. De forma simplificada, podemos dizer que a impedanciometria é a medida da resistência elétrica resultante da interação entre uma corrente elétrica e o meio onde ela é gerada.

.. QUAL É O PRINCÍPIO DE MEDIÇÃO DA IMPEDANCIOMETRIA ESOFÁGICA INTRALUMINAL?

.. O princípio é elétrico e baseia-se na geração de uma corrente elétrica entre eletrodos cilíndricos dispostos seqüencialmente ao longo de uma sonda. Esta corrente sofrerá variações na capatação da sua medida quando da passagem do bolo alimentar, quer seja sólido ou líquido, ar, saliva ou até mesmo, decorrente de refluxo gastroesofagiano. A partir da leitura destas mensurações é possível a construção de uma curva de impedância detalhada que traduz a passagem do bolo alimentar pelo órgão.

.. COMO A IMPEDANCIOMETRIA SE COMPARA COM AS TÉCNICAS ATUALMENTE EXISTENTES?

.. Este método representa um novo conceito de estudo funcional do esôfago. Isto porque a impedanciometria intraluminal é capaz de revelar detalhadamente e em tempo real, o principal objetivo da avalição da função esofagiana que é a determinação da eficácia do transporte do bolo alimentar. Em última análise, este transporte, é o resultado da combinação de vários elementos como viscosidade do alimento digerido, ação da peristalse, complacência do órgão e ação da gravidade. No que diz respeito ao refluxo gastroesofagiano, o método permite a análise de algumas de suas propriedades físicas.

.. QUAL É O ESTADO ATUAL DA TÉCNICA?

.. A técnica foi validada por estudos comparativos com técnicas já estabelecidas para o estudo funcional do esôfago como a esofagografia e a manometria esofágica. A impedanciometria esofágica intraluminal é um novo e efetivo método para a avaliação funcional do esôfago, já em utilização na prática clínica, apresentando inclusive técnica padronizada e valores de normalidade estabelecidos.

.. QUAIS SERIAM AS INDICAÇÕES DA IMPEDANCIOMETRIA ESOFÁGICA INTRALUMINAL?

.. As indicações da impedanciometria seriam na avaliação pré e pós-operatória da doença do refluxo gastroesofagiano, nos casos de pacientes com disfagia funcional, dor torácica não-cardiogênica, aerofagia e ruminação, e ainda, na adequada caracterização do transtorno no trânsito esofágico do alimento decorrente de distúrbios motores revelados pela manometria.

 

Gráfico da impedanciometria esofágica

 
 
GRD - Gastro Resolução em Diagnóstico - Central de Marcação: (21) 2264-2188 / 3234-4471 / 2430-3377 / 2430-3378