pHMETRIA ESOFÁGICA POR TELEMETRIA

.. O QUE É A pHMETRIA ESOFÁGICA POR TELEMETRIA (SEM CATETER) ?

.. É um exame utilizado para medir a intensidade do refluxo de ácido do estômago para o esôfago. É o método disponível mais eficaz para o diagnóstico da DRGE. A pHMETRIA esofágica por telemetria (sem cateter) utiliza para o registro do pH intra-esofágico uma cápsula que é fixada à mucosa do esôfago (Figuras 1-6) e apresenta os seguintes benefícios em relação à pHMETRIA esofágica convencional:

.. 1. Permite 24 horas ou 48 horas de monitorização do pH intra-esofágico.

.. 2. O paciente pode desenvolver suas atividades diárias por completo, sem restrições.

.. 3. Elimina o desconforto na faringe associado à presença do cateter de pH posicionado pela via nasal.

.. 4. Elimina a aparência da sonda, podendo ser realizado de forma sigilosa e mais conveniente para o paciente.

.. 5. A cápsula não varia o seu posicionamento durante a deglutição.

.. O posicionamento da cápsula de pHMETRIA é indolor e são necessários uns poucos minutos. O paciente estará apto a respirar, falar e alimentar-se. Durante o monitoramento, os dados são armazenados em um mini-computador.

.. MEDIDAS ANTES DA pHMETRIA ESOFÁGICA POR TELEMETRIA

.. É recomendado jejum de no mínimo 6 horas precedendo o exame. Caso não haja recomendação contrária do seu médico assistente, o paciente deverá suspender a utilização de antiácidos, procinéticos e bloqueadores dos canais H2 (cimetidina, ranitidina, famotidina, nizatidina) por no mínimo 48 horas antes do exame. Os medicamentos anti-secretores como os inibidores da bomba protônica (omeprazol, rabeprazol, pantoprazol, lanzoprazol e esomeprazol) deverão ser suspensos por um período de 10 dias anteriores à data do exame. É conveniente que além das medicações supracitadas, também seja feito um relato de todas as medicações em uso.

.. MEDIDAS DURANTE A pHMETRIA ESOFÁGICA POR TELEMETRIA

.. O paciente deve ser encorajado a continuar suas atividades normais, de forma a reproduzir os eventos normais do dia-a-dia. A unidade de registro é pequena, leve e de fácil transporte, ficando presa à cintura do paciente.

.. É muito importante o registro das atividades durante o teste. Para tal, será fornecido ao paciente um diário onde serão anotados os períodos de decúbito, alimentação e o horário de aparecimento de sintomas como a azia.

.. MEDIDAS APÓS A pHMETRIA ESOFÁGICA POR TELEMETRIA

.. A cápsula se desprenderá espontaneamente da mucosa esofágica entre o 4° e o 7° dia após a sua implantação e será eliminada nas fezes.

.. Os cuidados após o término do exame são os seguintes:

.. 1. Por orientação do fabricante da cápsula, o paciente fica impedido de realizar ressonância nuclear magnética, de qualquer segmento do corpo, por um período de 30 DIAS.

.. 2. Realizar telerradiografia do tórax 10 dias após a implantação da cápsula para certificar-se do seu descolamento da mucosa esofágica.

Passo 1: Posicionamento da cápsula Passo 2: Aplicar a sucção Passo 3: Fixar a cápsula
 
Passo 4: Remover o sistema de fixação Passo 5: Início da transmissão dos dados Passo 6: Ligar o gravador da telemetria

 

Gráfico de 48hs de estudo da pHMETRIA esofágica por telemetria:

 
 
GRD - Gastro Resolução em Diagnóstico
Central de Marcação: (21) 2430-3377 / 2430-3378